Mais do que os olhos veem

BBB 20.jpg
Participantes discutem durante festa no BB20

Intrigas, dissimulação e desabafos. Mais do que mostrar relações sociais num confinamento, atual edição do BBB discute temas em voga na sociedade atualmente.

15/02/2020

Por Luis Cesar Pereira

para a Equipe Lorena Bueri

Particularmente, preciso confessar uma coisa: Este que vos escreve está longe de ser um fã do BBB. Sempre achei o programa execrável; uma perda de tempo e um desagregador intelectual. Nada me atraia: As conversas, as provas e nem belos corpos desfilando na minha TV. E assim permaneceria minha opinião se não fosse por um detalhe: Redes sociais. Com a popularização( E esgotamento, penso eu) do Twitter, Facebook e a estréia de mais um programa, o que mais via volta e meia eram críticas a comportamentos machistas, desonestidade e as boas e velhas críticas à qualidade intelectual do BBB.

Estamos falando, inegavelmente, de um programa de sucesso. A Globo acertou em cheio ao adquirir os direitos da Holandesa Endemol em 2000, e 20 anos depois, gostem ou não, o BBB é pop. A futilidade com que enxergava a atração me colocasse do lado dos que detestam o programa até que, tudo mudou quando tentei a passar a enxerga-lo sob outra perspectiva: Como um estudo social do comportamento humano. Pra começar, acho que, inconscientemente, muitos detestam o programa porque ele é um espelho das nossas ações e modo de agir: Se estivéssemos confinados na “casa mais vigiada do Brasil” agiríamos exatamente igual.

E já que vivemos numa época de questionamentos sociais, do status quo e novas discussões são trazidos à tona, uma nova dinâmica foi imposta ao programa.Por exemplo, quando o participante Petrix foi eliminado, nas redes sociais, em bares e afins, pessoas comemoravam. Petrix foi apontado pelos telespectadores como um machista clássico, um competidor desleal e digno do escracho de quem vê. Sua alta porcentagem de votos no dia da eliminação(80% dos votos) indica isso.

Mais participantes têm mais a mostrar e seus comportamentos indicam isso. Como falei lá no início(Obrigado se você chegou até aqui) não sou um grande entusiasta do BBB. Mas do pouco que acompanhei até agora, se dependesse de mim, a vitória e o prêmio iriam pro Babu. Um grande ator(esse cara arassou ao interpretar o Tim Maia na Cinebiografia do mesmo há alguns anos atrás) Pai de 3 filhos e ele me parece o mais honesto ali dentro. Resta saber o que esperar.

Fã ou não, conhecendo ou não, faço esse convite principalmente a você que não vê muita graça no BBB. Tente enxerga-lo sob uma diferente perspectiva. Há algo mais ali. Machismo, Lealdade, ambição são algumas das palavrinhas que pairam no ar da casa dos Brothers.

Publicado por Luis Cesar

Estudante de Jornalismo e Instrutor de Robótica, Games, Modelagem 3D e Analista de Informática Educativa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: