Morcego Quebrado

O ator Ben Affleck em cena de “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”

Ben Affleck revela o motivo de ter deixado o papel de Batman no Cinema: O Alcoolismo


Por Luis Cesar

Ele nunca foi unanimidade. Desde o anúncio da sua contratação em 2013, Ben Affleck sempre dividiu os fãs do Homem Morcego. Os argumentos mais comuns eram a falta de expressão do ator e o fracasso retumbante quando este interpretou um outro herói: O Demolidor, no filme de 2003. Para emcabeçar o início do Universo DC nos cinemas após o Superman de Henry Cavill, as dúvidas e desagrado da audiência diminuíram um pouco após as primeiras fotos e o primeiros trailers de “Barman vs Superman” filme que reuniria os dois maiores nomes da DC Comics nos cinemas.

Visto como um Batman mais velho, experiente e com um visual que lembra muito “Cavaleiro das Trevas” de Frank Miller, o filme chegou, cercado de boas expectativas. No entanto, fracassou. Os tons sombrios tão característicos do Diretor Zack Snyder e uma trama confusa com mutos personagens foram muito críticados( a despeito do ótimo orçamento nas bilheterias: R$ 873 milhões) e o Universo DC derrapou ainda mais com “Esquadrão Suicida”, lançado logo após “Batman vs Superman” e que foi uma decepção para crítica e público. O Batman de Affleck tem cenas nesse filme, mas mesmo assim não foi o suficiente para salva-lo.

A pá da cal definitiva veio com o lançamento, no ano seguinte, de “Liga da Justiça”, filme que se aproveitou da imagem da Mulher Maravilha de Gal Gadot, estrela única a brilhar inquestionavelmente no recém-nascido Universo DC. Apesar da Maravilhosa, a dupla direção de Zack Snyder(Que se afastou do projeto devido a problemas familiares) e Joss Whedon(Responsável pelos 2 primeiros filmes dos Vingadores; da concorrente Marvel) criou um filme da Liga híbrido, com sagas adaptadas e enfiadas num mesmo filme, com problemas que iam do bigode de Henry Cavill aos problemas pessoais de Affleck na vida real, como a separação de sua então esposa Jeniffer Garner( A Elektra, no filme do Demolidor de Affleck).

No entanto, a boa recepção de parte do público ao Homem Morcego de Affleck fez a Warner querer capitalizar e aproveitar o momento: Um filme solo do Batman em breve ganharia as telonas. Intitulado de “The Batman”, o projeto teria Ben Affleck atuando, dirigindo e roteirizando. Pórem, nada nunca foi muito concreto para a Warner e seus heróis no Cinema. Em Janeiro de 2017, Affleck se afastou da direção, passada à Matt Reeves(Da recente Trilogia de “Planeta dos Macacos”). Enfraquecido após os fracassos dos filmes da dupla Super\Bats e da Liga da Justiça, o golpe final veio em Outubro de 2018, quando a Warner não viu como indispensáveis a presença tanto de Henry Cavill como Superman nem de Affleck como Batman.

O que nos leva a pensar o porquê do fim melancólico dessa novela. Nada épico e nem mesmo a bagunça na direção foram o principal. E sim um problema bem humano: O Alcoolismo. Em uma entrevista ao The New York Times, Affleck afirmou: ““Mostrei a alguém o roteiro do Batman. Eles disseram: acho que o roteiro é bom. Também acho que você beberá até a morte se o que acabou de acontecer se repetir.”

A confirmação definitiva veio neste Tweet:

Só posso imaginar as pressões por agenda cheia, resultados, um casamento em crise…. E o alcoolismo. Uma pena que tenha acabado tão cedo, mas não surpreende pela falta de continuidade e organização da Warner nos cinemas. Particularmente, gostei da versão do Cruzado Encapuzado de Affleck nos cinemas. Entra pro hall de grandes (E outros nem tanto) que vestiram o manto do Morcego.

Publicado por Luis Cesar

Estudante de Jornalismo e Instrutor de Robótica, Games, Modelagem 3D e Analista de Informática Educativa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: