Ele ainda é atual?

A lendária logo do Superman, imaginada por Jerry Siegel e Joe Shuster, em 1938, passou por mudanças e variantes, até chegar ao design atual.

Por Luis Cesar Pereira

Um escoteiro em azul e de cueca vermelha ganhava as paginas dos quadrinhos em 1938. Com uma força descomunal, ele levanta um carro só com as próprias mãos, tem o peito de aço e ganha os céus de Metrópolis. Ele não é daqui. Seu planeta natal é Krypton e seus pais morreram instantes depois dele nascer.

O contexto mundial era muito diferente em 1938. A Segunda Guerra Mundial era logo ali, O Partido Nazista comandava a Alemanha e não existia Internet. Nos Quadrinhos, começamos a viver a Era de Ouro dos Super Heróis, com o Batman e a Mulher Maravilha nascendo anos depois. O Superman em suas primeiras histórias lidava com acidentes de avião, gatos de árvores e etc. Um bom escoteiro. Mas eram outros tempos.

Será que o Super tem espaço entre os jovens e cativa hoje tanto quanto antes? Muitos reclamam que o Superman é chato, que sua invencibilidade não permite os leitores se identificarem muito e que lhe falta carisma como no Batman(Ambos representam opostos que se completam, ao meu ver). O símbolo de esperança, pureza e heroísmo pode estar ultrapassado nos dias de hoje: tão incertos, atarefados e perigosos. Os Justiceiros e Vigilantes entraram no imaginário popular conforme o tempo passava e a desesperança e o radicalismo ganharam força pós tragédias humanitárias como as Bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, a fome no Continente Africano, golpes de Estado e etc.

O Mundo não é o mesmo da época do nascimento do maior herói do Mundo. A inocência(Se é que ainda tínhamos alguma) há muito desapareceu. O jeito escoteiro, bom moço e “herói perfeito” do Superman não cativa todos. Mas será que em meio ao pessimismo e resignação contemporâneos, não seria justamente o altruísmo do Último Filho de Krypton o que precisamos? A resposta está com vocês.

Publicado por Luis Cesar

Estudante de Jornalismo e Instrutor de Robótica, Games, Modelagem 3D e Analista de Informática Educativa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: