E daqui pra frente?

Nosso modo de relacionar mudou. Um vírus mostrou o quão vulnerável somos. E agora?

Já faz um mês desde que o primeiro caso da Covid-19 foi registrado no País. De lá pra cá, Governadores e Prefeitos agiram à revelia do Presidente da República, que menosprezou a pandemia, chamando a de “gripezinha”. Nós tivemos tempo e exemplos do que fazer: A China foi o local de origem e epicentro da doença, posto agora ocupado pela Europa.

Pessoa em isolamento social. Método é o mais indicado, com respaldo da OMS, para evitar propagação do novo coronavírus.

Por Luis Cesar; 27/03/20

Medidas sendo tomadas, ruas esvaziadas, corridas ao supermercado, provisão de renda básica temporária para os desassistidos…. Um cenário caótico. Se houver uma bonança depois da tempestade, a pergunta que fica é: “O Que vem depois?”

Num macro plano, pode se cobrar um plano de prevenção dos governos à futuras pandemias, maior responsabilidade com os mais vulneráveis, planos de habitação e saneamento básico dignos e até mesmo, ideologicamente falando, uma reforma do sistema capitalista. Mas e no íntimo, nas relações sociais do dia a dia? A humanidade despertará modificada daqui pra frente ou é apenas uma breve pausa até voltarmos ao normal de antes? O isolamento e a necessidade de conviver confinado com familiares é uma oportunidade de conhecermos uns aos outros.

Com a correria que o sistema impõe, o tempo limitado ao trabalho, aos estudos e a presença massiva dos smartphones na nossas vidas, fechamos os olhos aos pequenos detalhes, deixamos de nos conhecer. Está aí a oportunidade. Apesar da possibilidade de despertar tensões, por mágoas e problemas não resolvidos, um ponto positivo do confinamento é a chance de nos redescobrirmos.

Mudaremos daqui pra frente. Ou talvez seja só uma pausa temporária no “modus operandi” da raça humana. Grandes ou pequenas mudanças dependerão de nós. Sobreviva. Seja resiliente.

Publicado por Luis Cesar

Estudante de Jornalismo e Instrutor de Robótica, Games, Modelagem 3D e Analista de Informática Educativa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: