Voltar ao Futebol é necessário?

Que o povo anseia por ver seus clubes em ação e assistir Futebol de qualidade, isso é óbvio. Mas será essa a hora certa ou uma precipitação?

Haaland comemora um gol no jogo do Dortmund: Ver o Signal Iduna Park sem a sua Muralha Amarela é chocante

Por Luis Cesar Pereira

Foram quase 3 meses sem ver a bola rolar em praticamente todo o Mundo. À exceção de países negacionistas, todo o Mundo do Futebol parou devido à pandemia. Mas logo o conflito entre uma precaução sanitária e a volta à normalidade se estabeleceria.

Há pouco mais de 15 dias, A Alemanha deu o pontapé inicial na nova normalidade. Historicamente, a disciplina e a organização da sociedade alemã é maior do que a de seus vizinhos e, com a pandemia mais controlada pelo Governo de Ângela Markel, A Bundesliga pode retomar sua temporada. Das 5 grandes ligas europeias, ela foi a primeira. O Campeonato Francês foi encerrado. As outras aguardam um desfecho.

Meu intuito é trazer o debate: Deveríamos voltar às atividades esportivas com a pandemia provocando mais doentes e mortos? Pontos precisam ser considerados. No Ocidente Europeu, o pico do contrário já foi superado e medidas de distanciamento social foram no geral bemrespeitadas pela população. No entanto, Itália, Espanha, Reino Unido e França, pra citar exemplos, pagaram caro pelo desleixo com o contágio e uma tardia preocupação. Logo, se o mal não foi superado, como pensar em retornar à nossa prévia rotina?

Há um lobby por parte de patrocinadores, donos dos clubes e outros integrantes pela volta do esporte. Há interesses e dinheiro sendo perdidos e atrasados, além de uma psicólogica necessidade dos torcedores de ver suas equipes jogarem e ter um alento em meio ao temor da Pandemia.

Com essas razões apresentadas, o conflito segue. Com a volta na Alemanha e datas de retorno já definidas e especuladas na Espanha, Itália e Inglaterra, o fã de esportes poderá, mesmo que à distância rever o melhor do Futebol. E com o retorno de tais ligas, é de se esperar um efeito dominó em ligas menores na Europa(Ignoro as ligas da Bielorrússia e Nicarágua, pois os governos desses países tiveram uma postura errática desde sempre com a Covid-19).

Mas não nos animemos. A realidade é outra aqui na América do Sul, principalmente no Brasil. E com a postura negacionista do Presidente, a adesão tímida ao isolamento social e uma tensão social, política e econômica latente, o País não deveria pensar em retomar suas atividades à curto prazo. Mas, aqui o bom senso está sendo suplantado pela necessidade do lucro. Se a falta de exemplo e a desorganização vem de cima, como pensar em termos o nosso velho Futebol nesse novo mundo pós pandemia?

Publicado por Luis Cesar

Estudante de Jornalismo e Instrutor de Robótica, Games, Modelagem 3D e Analista de Informática Educativa.

Um comentário em “Voltar ao Futebol é necessário?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: